Notícias

Conheça os benefícios de um bom plano de contas

Controle Financeiro

Como já citamos em outros artigos aqui no site, é de suma importância para sobrevivência de um negócio (não importa o seguimento) que se tenha um excelente controle do financeiro, que entenda os números e saiba exatamente a hora de tomar decisões importantes no seu negócio.

A organização e separação de tempo para análise dos dados numéricos da sua empresa fará toda diferença nesse processo, isso poderá definir o sucesso e sobrevivência da sua empresa.

Você deverá ter atenção nos preços e qualidade dos seus produtos para que fique nivelado com os demais concorrentes. Saber exatamente onde, quando e como investir os seus lucros a fim de que tenha um diferencial diante do mercado.

Para isso, é necessário que entenda bem o seu ramo de atuação e conheça, a fundo, o sistema financeiro da sua empresa, tudo que entra e sai deverá estar bem discriminado na hora de tomada de decisões.

E no seu auxílio, existe o chamado Plano de Contas, onde poderá visualizar e analisar com precisão todos os dados numéricos da sua empresa.

Plano de Contas

Mas afinal, o que exatamente é o plano de contas?

O plano de contas, nada mais é, que uma lista com todas as despesas e receitas da sua empresa. Todo dinheiro que entrou ou saiu (lucro ou despesa) da sua empresa durante o mês.

Como já dissertamos aqui, você conhece as vantagens de se manter um fluxo de caixa atualizado, pois assim poderá saber sobre a realidade financeira do seu negócio.

A dica é sempre optar por um maior detalhamento no seu plano de contas, de forma a facilitar na escolha do gasto que poderá ser cortado por completo ou onde poderá investir um dinheiro maior para melhorias no serviço da sua empresa.

A estrutura do Plano de Contas é de fácil entendimento e estrutura, pois se trata de uma listagem, como acima citamos. Mas não se engane, por ter essa facilidade, não é nada prático manter isso em planilhas do Excel ou tudo escrito a mão.

Como fazer o Plano de Contas da minha empresa?

O passo mais importante é separar todas as receitas (recebimentos) e despesas em dois grupos distintos. É importante não esquecer nenhum item, para que o plano de contas fique completo.

Salientamos também, a importância do detalhamento das despesas bem como da receita. Ex: salário separado do que for comissão, que por sua vez estará separado do que for décimo terceiro.

Dessa forma, você visualizará tudo que estiver sendo gasto de forma mais nítida e precisa.

Vantagens de um Plano de Contas

Controle financeiro, é de suma importância para todo tipo de empresa (baixo, médio ou grande porte). Ter controle de onde está sendo gasto a maior parcela dos lucros ou onde estão sendo gastos valores desnecessários fará com que a sua empresa esteja sempre preparada para as situações eventuais no mercado.

Sendo assim, você terá maior segurança para tomada de decisões. Você entenderá todos os números da sua empresa e se sentirá mais seguro para expandir a sua empresa ou investir em produtos e melhorias na prestação de serviços.

 Você ainda terá uma visão mais ampla dos lucros da empresa e poderá investir no marketing, por exemplo, ou quando os negócios não estão indo tão bem e onde poderá investir em melhorias para saída da crise.

Se feito um acompanhamento profundo do seu plano de contas, afetará até no rendimento da sua equipe, pois poderá investir em cursos de capacitação ou pagamento de comissões maiores por alcançar metas estabelecidas por você.

Automatização do Plano de Contas

Pensando na integração e automatização do seu plano de contas, empresas atuantes no ramo de desenvolvimento tecnológicos, como sistemas de gerenciamento, criaram módulos dentro do sistema para automatização do seu plano de contas.

Ao lançar um valor (recebimento/receitas ou despesas) no módulo financeiro do seu sistema, poderá vincular ao plano de contas na opção desejada. Ex: Recebimento de Maria de uma parcela de locação no valor de R$100,00 estará vinculado as receitas da empresa. Pagamento de conta de luz no valor de R$200,00 estará vinculado as despesas da empresa no plano de contas.

Os softwares de gestão, recolhem todas as informações armazenadas no banco de dados e formulará o relatório que deseja, neste caso o Plano de Contas.

Plano de Contas no SLAPFestas

O SLAPFestas é um sistema de gerenciamento completo. Nele você fará o controle dos orçamentos, locações, estoque e financeiro da sua empresa. Isso de forma integrada e automatizada.

No módulo financeiro, você terá opção de criar um plano de contas da sua empresa, onde poderá vincular, conforme explicado acima, os recebimentos (receitas) e despesas da sua empresa, e quando desejar, gerar um relatório sobre esses dados.

Acesse o menu principal SLAPFestas -> Financeiro -> Plano de Contas, abrirá uma tela onde você precisará cadastrar o “nome” da despesa ou do recebimento (exemplo salário mensal), selecionar se esse cadastro é referente a despesa ou recebimento e clicar em cadastrar.

Depois de executar o procedimento acima, quando for lançar uma movimentação no sistema (sendo recebimento ou despesa) estará vinculado ao plano de contas na opção que estiver cadastrado.

Para visualizar seu plano de contas em forma de relatório, que poderá escolher entre visualizar em PDF ou Excel, deverá acessar o Menu Principal do SLAPFestas -> Relatórios -> Plano De Contas. Assim abrirá uma nova tela, onde deverá escolher o ano e o formato do seu relatório.

Caso o ano escolhido, seja corrente, aparecerá apenas os meses que foram feitos lançamentos pelo sistema. Exemplo: 2019: aparecerá apenas janeiro e fevereiro, se o sistema tiver sido utilizado e feito lançamentos por ele.

De um jeito rápido e prático, terá todas as informações numéricas da sua empresa bem ao alcance das suas mãos.

Ainda com dúvida sobre como utilizar o SLAPFestas te ajudará a controlar financeiro da sua empresa? Faça o teste gratuito e verifique todas as funcionalidades e processos que poderão ser realizados dentro do SLAPFestas.

© 2020 SLAPFestas. Todos os direitos reservados.

Navegação

Acesse Gratuitamente