Emanuele Leão

Relatório de Produtividade dentro do Sistema de Gestão

Hoje iremos dissertar um pouco sobre relatório de produtividade. O que é, para que serve, o que deve conter?

Para um bom gerenciamento de uma empresa é necessário gerar relatórios com frequência para que possa melhorar o que for necessário e traçar novas metas e planos.

Escolhemos hoje o RELATÓRIO DE PRODUTIVIDADE como tema de dissertação.

Vamos lá, o que é um relatório de produtividade?

Como o próprio nome indica, é um relatório que informará sobre a produtividade da sua equipe, também servirá para verificar se a sua equipe está atingindo as metas estabelecidas. Auxilia, também, no pagamento de bonificações por ter alcançado o objetivo.

Quais os benefícios desse relatório?

Melhorar os atendimentos feitos pela sua equipe: ao analisar os dados do relatório, você conseguirá identificar se sua equipe está bem preparada para atender o seu público de maneira eficiente.

Analisar quem está atingindo as metas estabelecidas: verificando os dados contidos no seu relatório de produtividade, você conseguirá identificar qual membro da sua equipe está conseguindo atingir as metas estabelecidas e identificar a dificuldade de cada um para investir em capacitações para sua equipe.

Bonificações: entendendo os dados do relatório de produtividade você conseguirá identificar dentre os membros da sua equipe quais funcionários merecem bonificações especiais por batimento de metas estabelecidas, o que fará com que sua equipe trabalhe motivada.

Visão detalhada da sua equipe e negócio: você conseguirá ter uma visão melhor de desempenho dos membros da sua equipe e analisar melhor cada cargo ocupado e realizar movimentações estratégicas dentro da sua empresa.

Manter sua empresa competitiva: com os dados em mãos, você poderá preparar melhor a sua equipe para que consiga angariar mais clientes e fecharem mais negócios para sua empresa. Uma boa equipe estruturada e motivada é sinônimo de sucesso e sobrevivência neste ramo de festas.

Mas o que deve conter neste relatório?

Um bom relatório de produtividade deve conter nome do seu funcionário, valores, data do fechamento do negócio e descrição do que foi feito.

Com essas informações acima, você poderá visualizar e entender o desempenho de cada membro da sua equipe.

Automatizando Relatórios Empresariais

Como já dissertamos aqui anteriormente, a automatização dos processos rotineiros auxilia muito no rendimento da sua equipe, faz com que os atendimentos sejam mais rápidos e dinâmicos.

E por que não automatizar, também, os relatórios?

Para escrever este artigo, fizemos uma pesquisa sobre relatório e apuramos que vários blogs e sites indicam fazer um relatório de produtividade em forma de planilhas no Excel, alguns disponibilizam links para baixar esses modelos de planilhas.

E quando você quiser acessar esses dados estando ausente da sua empresa? Utilizando planilhas salvas no seu computador isso não será possível. Pode acontecer de você estar distante e precisar ter acesso a esses dados.

Nesse sentido, frisamos que um sistema online facilita o controle da sua empresa e deixa as informações importantes disponíveis a você, de forma prática, mesmo quando precisar se ausentar. Não é de praticidade que todos nós gostamos?

O ideal é que você opte por um software que caiba no seu bolso e atenda de uma só vez toda a demanda da sua empresa, incluindo módulo de relatórios. Para isso faça uma pesquisa minuciosa do que está disponível atualmente no mercado, tente realizar testes gratuitos para entender o funcionamento e saber (de forma prática) se o sistema atenderá a demanda (em um todo) da sua empresa. Sugerimos, também, que opte por empresas que facilitam a personalização do sistema, caso goste de uma parte do sistema, mas sinta necessidade de “um algo mais”, inserindo novos ou melhorando os relatórios.

Relatório de Produtividade no SLAPFestas

O SLAPFestas possui um módulo inteirinho de relatórios para auxiliar na tomada de decisões para sua empresa. Dissertamos aqui sobre todos os relatórios existentes, mas hoje daremos ênfase no Relatório de Produtividade.

Como dissemos acima, esse relatório serve para fazer uma análise da produtividade da sua equipe. Com base nos dados você poderá tomar decisões como mover um determinado funcionário para outra função ou bonifica-lo por batimento de metas estabelecidas.

Para ter acesso ao relatório de produtividade do SLAPFestas, basta acessar o menu principal do sistema / Relatórios / Relatório de Produtividade.

Quando acessar essa opção, abrirá uma tela para inserir alguns dados, para que gere o relatório de um determinado funcionário:

  • Operador: neste campo você deverá digitar o nome do funcionário que deseja visualizar a produtividade.
  • Frete: assinale a alternativa que deseja filtrar. O sistema te oferece três opções SIM, NÃO, AMBOS. O relatório gerado terá os dados do que tiver assinalado. Ou seja, se optar por assinalar o SIM, no relatório aparecerá todos os contratos feitos pelo funcionário X que tiveram frete incluso.
  • Status: nessa opção o sistema te oferece três opções: orçamentos, locações e todos. Você poderá filtrar apenas uma opção por vez ou as duas. Depende do que você deseja analisar. Se optar por orçamentos, os dados do relatório serão somente sobre os orçamentos feitos pelo funcionário X. Se optar por locações, os dados do relatório serão somente das locações concluídas pelo funcionário X. Se optar por ambos, os dados serão sobre os orçamentos e locações concluídos pelo funcionário X.
  • Período: você deverá traçar um período para analisar dentro desse campo. Exemplo: você deseja visualizar os orçamentos do funcionário X entre o dia 01 de janeiro de 2019 até o dia 31 de janeiro de 2019. Assim, ao gerar o relatório, visualizará todos os orçamentos que o funcionário X fez dentro do sistema nesse período.
  • Formato: esse campo é onde você escolherá se deseja visualizar o relatório em forma de PDF ou em Planilha do Excel.

Depois de preencher todos os campos de acordo com o que deseja visualizar, só clicar em GERAR RELATÓRIO, que está do lado direito da sua tela, dentro de um retângulo verde.

Se optar pelo PDF, o sistema abrirá uma nova aba no seu navegador, com o relatório baseado nos dados que inseriu. Se optar pela planilha Excel, o sistema fará um download do arquivo e você precisará salvar no seu computador.

Baseado nos dados que você inseriu, o relatório aparecerá o nome do funcionário (no caso do nosso exemplo funcionário X), o nome dos clientes que o funcionário X atendeu, data que foi feito pedido no sistema, data da festa (inserido no início do pedido), valor do contrato ou orçamento, aparecerá a opção assinalada no campo frete (sim, não ou ambos), status escolhido (locação ou orçamento), código, descrição e quantidade de cada produto do pedido.

Com esses dados em mãos você conseguirá analisar o desempenho do seu funcionário X dentro do período de tempo estabelecido, você saberá se ele atingiu a meta estabelecida, se precisará de capacitação ou remoção para outro setor.

Finalizando, viu só como automatização dos procedimentos empresariais facilitará na rotina da sua empresa?

Então venha realizar um teste GRATUITO no nosso ambiente de demonstração SLAPFestas e comprove, com prática, tudo que expomos para vocês.

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas