Matheus Leão

Saiba a importância de fazer o planejamento e controle financeiro da sua empresa de festas

 

Hoje vamos falar um pouco sobre controle financeiro para empresas de festas e eventos.

Quando se fala em controle / gestão financeira logo se pensa em compras e vendas. Mas controle financeiro vai muito além disso.

Planejar financeiramente vai determinar o sucesso da sua empresa, afinal nenhuma empresa sobrevive no mercado competitivo de festas e eventos estando sempre no vermelho. Além disso, o controle e planejamento financeiro vai dizer como está sua empresa, se precisa modificar os preços, fazer mais investimentos, etc.

As tarefas que dizem respeito ao financeiro podem ser repetitivas porém são bem importantes e necessitam de uma dedicação, tempo e muita atenção, afinal um número errado pode estragar tudo.

 

Porque fazer o planejamento financeiro:

Planejamento financeiro, nada mais é, que a elaboração de um plano de ações para sua empresa. Assim você terá controle sobre todas movimentações financeiras. Também é importante que você trace metas para alcançar e trace planos de como alcançá-las.

Aqui vão algumas dicas para que você tenha um excelente planejamento financeiro:

Aprenda e entenda o cenário da sua empresa: é importante, antes de qualquer ação, entender o cenário da sua empresa. Qual o seu porte, seus pontos fortes e fracos, saber perfeitamente qual seu público-alvo, o modo como vai atuar, etc. Após isso ficará mais fácil fazer todos os planejamentos necessários para o sucesso da sua empresa.

Entender e saber vender o seu produto ou serviço ofertado: um ponto muito importante e que muda tudo na sua vida empresarial é entender e conhecer a fundo sobre o produto ou serviço que você oferta. Assim, quando o cliente chegar na sua empresa você conseguirá vender seu produto ou serviço com segurança e credibilidade.

Mapeamento de preços: é interessante também você conhecer a fundo todos os custos que envolvem seus produtos e serviços. Podemos dividir esses custos em dois: custos diretos e indiretos. Os custos diretos são aqueles ligados diretamente ao produto ou serviço (compra). Os custos indiretos são aqueles gastos relacionados indiretamente ao produto ou serviço (manutenção dos produtos e serviços).

Ter registro de todas as movimentações da empresa: esse é um ponto decisivo. Você precisa registar todas as movimentações que fizer na sua empresa. Seja com gastos recorrentes ou eventuais. Além disso, precisará se organizar para que tenha em mãos relatórios periódicos, assim pode entender perfeitamente tudo que está ocorrendo.

Acabar com gastos desnecessários: para se obter sucesso no financeiro da sua empresa é bem importante em se pensar em acabar com gastos desnecessários, criar hábitos econômicos. Reduzir os gastos o quanto puder.

Projeção financeira para meses futuros: e por último, mas não menos importante, você precisa fazer uma projeção financeira para os meses a frente. Assim você estará precavido para problemas que por ventura possam surgir repentinamente.

Parece complicado não é? Mas você vai ver que não, basta você incluir essas dicas na rotina da sua empresa, esses procedimentos podem ser incluídos facilmente, vai ver só.

O que queremos dizer é que você precisa ter uma rotina financeira bem organizada e estruturada para que consiga ter sucesso no seu seguimento.

 

Como fazer controle financeiro:

Como citamos anteriormente, fazer controle financeiro parece ser algo complexo, difícil. Porém você pode facilmente fazer isso diariamente, inserir na sua rotina de trabalho ou designar alguém para que o faça.

Vamos listar algumas atividades que são importantes para esse controle financeiro:

Fluxo de caixa: nada mais é que todas as movimentações financeiras da empresas. Ou seja, tudo que entra e sai, o que você recebe e paga diariamente. Para garantir um excelente fluxo de caixa é necessário disciplina e lançar todos os gastos e recebimentos detalhadamente e sem erros. O fluxo de caixa também é um facilitador para identificação de despesas variáveis e fixas da sua empresa.

Contas a receber: saber a fundo tudo que você tem para receber é bem importante para que você faça seu planejamento de forma segura. Além disso, é importante também para que você possa cobrar de algum cliente inadimplente.

Contas a pagar: saber tudo que precisa ser pago vai te deixar mais seguro para fazer investimentos quando necessário. Além disso, você se programa e não atrasa as suas contas não tendo que pagar juros e multas.

Controle de estoque: sim, o controle de estoque entra no quesito controle financeiro, isso porque saber tudo que você tem em estoque evitará que você compre produtos demais ou deixe faltar algum produto altamente procurado pelos clientes.

 

Como um software de gestão pode auxiliar no controle financeiro da sua empresa:

Para garantir que nenhum dado fique incorreto ou incompleto no seu controle financeiro é importante que você utilize um software de gestão, assim todos os dados serão armazenados em um só local, o que facilitará (significadamente) a gestão financeira.

Os softwares de gestão são ferramentas potentes que auxiliam diretamente gestores e empresários de todos os ramos, principalmente no ramo de festas e eventos.

Essas ferramentas centralizam e padronizam os procedimentos das sua empresa de festas e eventos, além de permitirem o acesso aos dados mesmo quando não estiver presente na empresa.

 

Controle financeiro através do SLAPFestas:

O SLAPFestas é um sistema de gestão, desenvolvimento especialmente para o ramo de festas e eventos. Tem como principal objetivo a eliminação dos tão perturbadores conflitos de locações, além de ser uma potente ferramenta de gestão. Possui armazenamento em nuvem, o que possibilita que você tenha controle da sua empresa mesmo quando não esteja presente fisicamente.

O sistema conta com um módulo financeiro completo para que você tenha segurança e possa fazer um controle com sucesso.

Vamos explicar brevemente sobre cada funcionalidade do módulo a seguir:

Fluxo de caixa: é utilizado para saber todos os gastos e recebimentos do dia da sua empresa, mas você também poderá traçar um período para verificar.

Movimentações: é onde você poderá lançar todos os recebimentos e gastos do dia, detalhando cada um.

Contas a receber: onde fica listado todas as parcelas em aberto, tudo que você tem para receber.

Contas a pagar: onde fica armazenada todas as contas que a sua empresa tem para pagar.

Reposição de materiais: nessa opção você saberá quais clientes possuem débitos referentes a reposição de produtos.

Formas de pagamento: opção que te permite cadastrar todas as formas de pagamento utilizadas pela sua empresa.

Plano de contas: a ideia do plano de contas é vincular todas as movimentações financeiras e gerar um relatório mais preciso e completo.

Contas correntes: nessa opção você poderá cadastrar suas contas bancárias, assim saberá em qual conta os pagamentos estão entrando.

Gráfico de recebimentos x despesas: nesse gráfico você verificará o saldo, receitas e despesas.

Gráfico de recebimentos totais do mês: você saberá o que já foi recebido e o que está para receber.

Gráfico de despesas totais do mês: através desse gráfico você saberá quanto já foi pago e quanto ainda está em aberto.

Gráfico de comparativo entre vendedores: você poderá comparar o desempenho dos seus vendedores.

Gráfico de clientes ativos: você vai poder visualizar a média de clientes atendidos na sua loja.

O SLAPFestas vem para facilitar toda sua gestão, e isso inclui a gestão financeira da sua empresa de festas e eventos.

 

Conhecendo o SLAPFestas:

Pensando numa forma de você conhecer melhor e na prática o SLAPFestas foi desenvolvido um ambiente contendo todas as funcionalidades do sistema (incluindo o módulo financeiro, tema desse artigo), onde você poderá realizar simulações de orçamentos e locações via sistema, e orçamentos via site integrado. Para ter acesso a esse ambiente você pode fazer seu cadastro gratuito clicando aqui ou solicitar ajuda através do whatsapp de atendimento clicando aqui.

Venha você também fazer parte do time de usuários do SLAPFestas e tenha o controle da sua empresa na palma da sua mão.

solicitar_acesso.webp

Entrar em contato

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Enviando...

Ao enviar o formulário, você concorda com a política de privacidade do SLAPFestas