Notícias

Saiba as vantagens de utilizar um sistema que auxilia na gestão financeira da sua empresa

Controle financeiro:

 

Vamos falar, hoje, sobre a importância de se ter um bom controle financeiro dentro de uma empresa.

É imprescindível que o empresário conheça a fundo o seu ramo para que ele não precise delegar a terceiros a gestão financeira da sua empresa, esse conhecimento fará com que você, empresário, consiga controlar melhor a sua empresa e fazer uma ótima gestão financeira.

Como conhecer melhor os custos da sua empresa?

Primeiramente você precisa entender que existem custos fixos e custos variáveis.

Custos fixos: são gastos comuns a todos os meses, como salário de funcionários, aluguel, pagamento de fornecedores e parceiros.

Custos variáveis: são aqueles que não estão programados, custos extras como perda de algum produto, comissão dos atendentes, alguns impostos, etc.

O segundo passo é fazer um registro de todos os gastos da sua empresa e assim conseguirá identificar e separar o que são os custos fixos e o que são os custos variáveis. Fazendo esse registro, poderá, inclusive, identificar algum gasto desnecessário e guardar ou investir esse dinheiro em outro campo da sua empresa.

Ter um bom controle dos seus gastos fará com que você tenha uma base dos rendimentos e desempenho da sua empresa.

É visto que ser um bom gestor financeiro é de suma importância para se manter no mercado tão competitivo quanto é o mercado das festas.

É preciso ter muita disciplina e saber se organizar da maneira que melhor funcione para você e sua equipe, podendo utilizar planilhas de gastos, gráficos e principalmente ter bastante atenção com as boas oportunidades de parcerias e negócios.

Além de tudo isso já dito, é importante ter um controle de tudo que entra e sai da sua empresa, criando demonstrativos financeiros que serão utilizados por você e toda a sua equipe na hora de tomar decisões importantes.

Controle Financeiro no SLAPFestas:

Além de todas as vantagens, já citadas aqui, que o SLAPFestas oferece, ele também te proporciona um controle financeiro para a sua empresa.

Falaremos agora, sobre todas os módulos existentes dentro da funcionalidade FINANCEIRO do SLAPFestas.

  • Fluxo de caixa: O fluxo de caixa é uma espécie de demonstrativo da situação financeira da empresa, nele é possível verificar se você gastou mais ou lucrou mais.
    Esse é o primeiro módulo dentro da funcionalidade Financeiro do

Ao clicar nessa opção, vai abrir uma tela com um calendário. Você escolherá o dia e mês e o sistema mostrará o demonstrativo financeiro do respectivo dia da sua empresa.

Aparecerá o extrato do dia, mostrando o que foi despesa e o que foi recebimento.

No canto direito, aparecerá as informações do fechamento do caixa, total de recebimentos, total de despesas e total do fechamento do caixa.

 

  • Movimentações: Esse é o segundo módulo dentro da funcionalidade. Nessa opção você fará o registro dos seus recebimentos e das suas despesas.

Também visualizará quais parcelas de locações que estão em aberto bem como os seus valores.

Lançando recebimentos e despesas no SLAPFestas: sua empresa recebeu uma parcela ou um novo valor, você precisa lançar isso no seu sistema para que fique tudo de acordo na hora de fechar o caixa do dia.

Entre no menu Financeiro, selecione a opção Movimentações. Aparecerá para você, a palavra RECEBIMENTOS e ao lado o ícone + dentro de um quadradinho verde.

Clique no ícone + e aparecerá uma tela de preenchimento contendo: Cliente/Empresa -> onde deverá inserir o nome da pessoa ou empresa que está pagamento esse valor a sua empresa, valor -> digite o valor que está recebendo, data -> a data que está recebendo esse valor, Plano de contas -> estará vinculado ao recebimento, Descrição -> inserir uma descrição do que está sendo recebido. Importante observar se o ícone Pago está sempre ativado e clique em salvar recebimento (sinalizado de verde).

Lançando uma nova despesa no sistema: no meio do seu expediente você precisou comprar materiais de limpeza, retirando dinheiro do caixa.

Acesse o menu Financeiro, Movimentações e clique em DESPESAS, aparecerá uma tela onde ao lado da palavra DESPESAS tem o ícone +, ao clicar no ícone + abrirá uma tela de preenchimento, semelhante a de recebimentos.

Favorecido -> nome da empresa ou pessoa a qual você está pagando, Valor -> valor que está gastando, Data -> data que está gastando essa quantia, Plano de Contas -> Estará vinculado ao plano de contas de despesas, Descrição -> descrição do que está gastando essa quantia, sempre deixar o ícone pago desativado, depois clique em salvar despesa.

Você poderá exportar os dados das suas movimentações em Excel, PDF ou Print.

No canto direito da tela, você visualizará o demonstrativo do fechamento do mês e o prospecto do próximo mês, além de um total do que foi recebido e do total que estava previsto, bem como o total do que foi despesa e o que estava previsto.

 

  • Contas a receber: Terceiro módulo da funcionalidade Financeiro do SLAPFestas, te mostrará todas as parcelas que a sua empresa tem para receber.

Você poderá buscar por uma parcela específica de um cliente utilizando a ferramenta de busca. Inserindo o nome do cliente, data de início e fim, poderá optar por pesquisar somente os valores pagos por esse cliente, somente os valores em abertos ou ambas opções.

Após traçar o período, o sistema fará uma busca com as informações inseridas e mostrará para você o que esse cliente tem em aberto, quitado ou ambos.

Ainda te permitirá fazer o download desse arquivo em PDF.

Se o intuito da busca for para o cliente quitar o que está em aberto, ai mesmo você poderá quitar e visualizar o recibo para impressão.

  • Contas a pagar: Quarto módulo da funcionalidade do Financeiro do SLAPFestas, te mostrará todas as contas a pagar na data do acesso ao sistema mas também te permitirá fazer busca por uma determinada conta.

Seguindo a mesma linha de raciocínio do módulo contas a receber, inseri nome do favorecido (quem deverá pagar ou já tenha pagado), traçar um período inserindo data de início e fim, escolher entre as opções pago, pendente e todos. Depois só clicar no ícone Lupa para visualizar a pesquisa que também poderá ser exportada em PDF.

 

  • Reposição de Materiais: Quinto módulo do Financeiro do SLAPFestas esse campo é onde ficará todos os valores que os clientes que danificaram ou quebraram os produtos locados.

Ao ser feita a devolução dos produtos é necessário conferir se a quantidade itens locados está de acordo com a quantidade de itens que estão devolvendo. Ex: Maria locou 10 pratos, está devolvendo apenas 5. Quando for confirmar a devolução, informará ao sistema que 5 pratos foram quebrados ou danificados pela cliente Maria. O próprio sistema vai gerar um débito no valor acordado no ato da locação.

Só acessar o módulo de reposição de materiais e poderá ver todos clientes que possuem débito referente a reposição de materiais. Quando o cliente for quitar essa pendência, você acessará o módulo de reposição de materiais encontrará o nome do cliente e no canto direito da tela visualizará, em uma caixinha vermelha, quitar pendências.

 

  • Formas de pagamento: Sexto módulo do Financeiro do SLAPFestas te permitirá cadastrar as formas de pagamento da sua empresa. Ao acessar o módulo, visualizará uma tela onde deverá cadastrar a forma de pagamento. No campo Forma de pagamento, por exemplo, digitar a opção Cheque e clicar no ícone em verde cadastrar. Assim ficará salvo essa forma de pagamento e quando for gerar o pedido, como já explicamos aqui, poderá selecionar a opção. É importante, estar atento as tarifas e prazos para que funcione corretamente.

 

  • Plano de contas: Sétimo e último módulo do financeiro do SLAPFestas, nessa opção você poderá vincular determinados valores ao plano de contas como recebimentos ou despesas.

 

Resumindo, o SLAPFestas auxiliará você empresário do ramo de festas no controle financeiro também. Solicite acesso gratuito ao ambiente de testes e comprove, na prática, todas essas vantagens.

© 2020 SLAPFestas. Todos os direitos reservados.

Navegação

Acesse Gratuitamente